Páginas

AUTOESTIMA BAIXA?



Oieeee gente, tudo bom com vocês? 


Tô aqui hoje pra falar de um assunto que eu acho que é presente na maior parte dos adolescentes hoje, a autoestima. Nós, que estamos em fase de desenvolvimento, tanto físico como mental, passamos por uma série de transformações, e o "padrão" tanto de beleza como comportamental (que envolve o que você "deve" fazer ou não fazer) é imposto desde sempre para todos, e acabamos, sem querer, nos influenciando por tudo isso, já que ainda não definimos 100% nossos gostos, jeito, atitude e etc.

Por exemplo, se você pega uma revista x e se compara com modelos, vendo os modelos como bonitos, e os achar muito diferentes de você, vai tender a achar que é feio... Mas isso é verdade? Você, alguma vez, já parou pra pensar se realmente achava determinada aparência bonita ou se como já te falavam tanto que era bonito e foi tão imposto pela sociedade, você acabou acreditando?

Eu, por exemplo, sou bem magrinha. Mas bem bem mesmo, não do jeito "magra-na-barriga-mas-com-peito-bunda-e-coxa que todos acham bonito. Não, eu sou magra na barriga, no peito, na bunda, na coxa. Quando eu era bem pequena,eu achava lindo demais e invejável mulher que era bem magra, e quando colocava blusa não ficava aparecendo muito marca de peito. Eu estava com a minha mãe (que tem um tipo físico bem diferente do meu, tem bastante peito e etc) e uma amiga dela, que era magrinha, e eu falei pra ela "Nossa, você é tão reta, isso é tão lindo", e ela ficou muito envergonhada, triste, e falou que tinha inveja da minha mãe. Fiquei sem entender nada. Hoje tenho um corpo parecido com o dela e não consigo olhar no espelho e achar bonito. Faço dieta pra engordar, já pensei em fazer academia pra ganhar massa muscular, e antes eu ficava muuuito triste pela minha perna, que é fininha... Tenho vergonha até hoje (e mais vergonha ainda de admitir) de quando olham pra ela, tenho vontade de me esconder quando fazem isso. 

Bom, o quê eu queria dizer com isso é que com o passar dos anos, a nossa mente vai moldando o que a sociedade impõe como padrão. Muita gente chama garota de vadia por ter ficado com 5 na mesma noite. Já parou pra pensar se você acha mesmo que uma solteira, ou seja, que não tem nada com ninguém, ficar com alguns pelo simples prazer é errado? Ou isso só entrou na sua cabeça conforme o tempo?

E o quê, exatamente, é autoestima?


"A autoestima  é o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, sua capacidade de gostar de si. O caminho mais viável para uma auto-avaliação positiva é o autoconhecimento. Conhecer seu próprio eu é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos positivos e negativos, e valorizar as virtudes encontradas. Este diálogo interior requer um voltar-se para si mesmo, a determinação de empreender essa jornada rumo à essência do ser, deixando um pouco de lado o domínio do ego." (fonte: infoescola)

Resumindo tudo: autoestima é aceitação. É entender que, como ser humano, você tem defeitos e qualidades também. É se avaliar, avaliar suas próprias atitudes, e as aceitar. Sempre é importante tentar evoluir, algum gesto errado que você faça e perceba isso (ex:mentir), a aceitação de um defeito é necessária, e não é preciso se condenar por isso. Pense, por exemplo: Ok, eu minto, e isso é um defeito. Como posso melhorar isso? Esse é o primeiro passo, agora só falta por em prática. Não se cobre a perfeição: entenda que é normal errar, mas tente evoluir esses erros. Fazendo isso, você vai gostar mais de si mesmo como pessoa. Saindo um pouco agora do assunto aceitar suas atitudes, existe também a questão de aparência. O que mais vemos são adolescentes insatisfeitos com sua própria imagem. "Meu nariz é muito grande, minha pele é oleosa, minha unha quebra muito, meu cabelo é ruim.", além da comparação com outros colegas de classe "Fulana tem um cabelo liso natural e eu tenho que alisar, odeio isso". Primeiramente que todo mundo tem um cabelo lindo, e não to falando isso como bla-bla-bla de motivação, eu acho isso de verdade, todo cabelo com uma boa hidratação, corte e cuidados fica lindo. Se você quer mesmo cabelo liso, então vá em frente e alise, mas se comparar com outros é tristeza na certa, pois você vai se achar inferior. Por isso, se valorize sempre! Cada um tem seu próprio jeito de ser lindo! <3

Beijos, gente.
Espero ter ajudado e até a próxima!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger